Criar um Site Grátis Fantástico
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 2.4/5 (345 votos)






Partilhe esta Página

 



Total de visitas: 65808
Perguntas e Respostas
Perguntas e Respostas

Perguntas e respostas sobre os cães

Agora, vamos às perguntas mais importantes que foram feitas por inúmeros proprietários de cães e que trará soluções para diversos problemas enfrentados entre essas duas espécies: canina e humana.

1) Qual o melhor cão para mim? e, Devo comprar um filhote ou adotar um já adulto?


Ra. A resposta para essa questão é bastante complicada, pois depende de diversos fatores que devem ser esclarecidos pela pessoa que pretende adquirir um cão. Primeiro é saber para quê você pretende ter um cão, se tem crianças em casa, se gosta de sair, passear, etc. isso vai definir qual a melhor raça que deve comprar ou adotar. Uma pessoa ativa, atlética, deve ter um cão da mesma maneira, já uma pessoa que é mais caseira, sossegada, deve procurar por um cão com as mesmas características. E sobre a raça e o porte, depende de quanto espaço você tem para que o animal fique, dentre outros fatores. 

Agora quanto à questão de adquirir um cão filhote ou adotar um já adulto, a resposta é que, se não tem nenhum problema para que adote um cão já crescido, procure por um que não seja agressivo, que seja calmo e que não tenha histórico de ocorrências envolvendo mordidas, e coisas que caracterizam um cão problemático, senão terá que contratar um especialista em cães agressivos, e outros problemas. A adoção deve ser feita com muita cautela, deve ser feito um acompanhamento do animal que vai ser adotado, como por exemplo, indo ao canil em que ele fica e acompanhando as suas atitudes, sua rotina etc. sempre é bom dar um lar a um animalzinho abandonado. No geral os cães são dóceis e são raros os casos de agressão canina sem que o animal tenha sido estimulado a agir daquela forma. E um cão que já mordeu alguém, não quer dizer que vai morder de novo, deve ser analisado cada situação.

Sobre a compra de um cãozinho, procure criadores, cachorreiros de confiança, animais com documentos, vacinados dentre outras exigências. Não saia comprando de qualquer um e também não pegue um cãozinho só por ser fofinho, gordinho, delicadinho, etc. saiba que os cães crescem e se não for do agrado de quem comprou sem pesquisar o porte da raça, suas características, será mais um coitado abandonado ou doado para um abrigo. Então, seja consciente e procure, se preciso for, um orientador que faça sua assessoria na compra. 

 

2) Como saber se eu sou um líder 100%?

Ra. Fácil. Se o cão late, rosna e te morde quando você tenta mexer, retirar a vasilha de comida dele, você não é o líder dele. Os cães respeitam e deixam que os lideres manuseiem tranquilamente seus alimentos pois sabem que não terá risco nenhum. Se ele te morde é porque não confia em você, e os cães confiam 100% nos seus lideres. Se você sai para passear com ele e ele te puxa pela guia, vai na frente, não te obedece, pula em você ao chegar em casa, ele com certeza não é seu liderado e você não é o Líder Alpha dele. Liderança no mundo canino é algo sério e eles respeitam muito. O líder nunca faz o que um liderado pede, ele apenas recompensa o liderado por algo feito. Se o seu cão late, rosna e você sai de perto com medo, quem foi que disse: sai daqui senão eu mordo? E quem foi que saiu? Simples. Ele manda em você, então você não é o líder. 

 

3) O que eu faço para o meu cão não urinar por toda a parte da casa?


Ra. Uma resposta rápida é, seu cão não deveria estar dentro de casa! Já que o acostumou a viver com você dentro de casa, dê-lhe limites e restrições de ambientes. Ensine-o a urinar em um cantinho com jornal, em um local apropriado no quintal e recompense-o toda vez que fizer correto. Restringe-o quando estiver fazendo “xixi” no local errado. Diga não em tom forte e que faça-o saber que você não gostou daquilo. 

Pode também ser utilizado odores estimuladores para que ele urine no local que queira, esses líquidos podem ser encontrados em pet shops. Mas o mais ideal é fazer com que o seu cão urine fora de casa, que seja no quintal e ainda assim em uma área direcionada. Uma boa opção é a utilização da técnica de levá-lo ao banheiro que nada mais é do que sair para passear com ele e esperar que ele faça suas fezes e urina fora de casa e só depois brinque e corra com ele. Faça isso duas ou três vezes por dia e garanto que após ser condicionado, o seu cão mesmo estando com vontade de fazer suas necessidades, ele vai esperar o horário do passeio para fazer no local exato e deixar o seu líder feliz.

Esse problema é causado por um motivo muito sério. O dono não gosta de passear com o animal, o animal não tem um local estipulado para que faça as suas necessidades, não é repreendido quando faz no local errado e as vezes ficam sozinhos presos em quintais ou dentro de casa e não tem local para fazer suas necessidades e isso faz com que as façam em qualquer lugar.

Note que o seu cão sempre faz as necessidades em um lugar preferido. Utilize este local como sendo o banheiro dele então, use o problema para resolvê-lo. Coloque jornal no ambiente em uma quantidade boa e em uma área grande e vai diminuindo a medida em que seu cão faz as necessidades ali. Verá que em pouco tempo ele irá utilizar apenas o jornal ou um cantinho do quintal. O racional ali é você, então use a técnica que melhor lhe agradar e que resolva o problema.

Sei que há casos complicados, em que os cães são literalmente ‘porcos” e fazem as necessidades por toda a casa e quintal, mas pare e pense! Como foi que chegou a esse limite? Há algo em que você errou na educação do seu animal? Pode ser corrigido? Talvez sim. Se não, a solução agora é contratar um profissional que lhe dê dicas específicas após ter analisado o comportamento do seu cão. Não existe um cão que não aprenda, o que existe é um dono que não ensina ou não sabe ensinar. 

 

4) O que eu faço para que o meu cão pare de ter medo de trovões, rojões e barulhos?


Ra Muitos cães tem medo de trovões e barulhos. Eles se escondem quando tem jogo ou nos finais de ano por causa dos rojões e isso é um grande problema para eles. Os cães não gostam de barulho, eles ficam irritados e isso lhes causa stress. Se o seu cão tem medo de barulhos em geral, é porque acha que algo de ruim vai acontecer quando ouve o barulho. Entender a linguagem canina é essencial para solucionar esse problema. Quando o seu animal fica com medo, ele faz o que? Procura em seu líder a solução para aquele problema. Mas ai está onde erramos. Quando há um barulho forte e nosso cão tem medo, nós o acariciamos e os agradamos, e isso é um problema. 

Quando acariciamos o cão após um barulho em que ele demonstrou medo, estamos reforçando cada vez mais esse medo. Quando o seu cão apresenta um medo advindo de um desses barulhos, é essencial que você mostre para ele através de sua linguagem corporal, que não há perigo algum vindo daquele som e que você irá enfrentar aquilo junto com ele. Uma postura corporal, um andar firme mostra ao animal que você está no controle da situação e que ele não precisa ter medo. Quando ele corre para o box ou se enfia debaixo do carro com medo, chame-o em bom tom e com demonstração de liderança e tente fazer algo com ele naquele momento que faça-o esquecer do barulho. Tente brincar de retriever, chame-o para perto de si e dá-lhe algo gostoso como um petisco para que ele possa sentir confiança,. Só assim o seu cão irá perceber que os trovões e rojões não podem causar-lhe mal algum e com o passar do tempo esse não será mais um problema. 

 

5) Quando eu devo punir o meu cão por fazer algo errado?


Ra Estudos mostram que os cães devem receber punições ou recompensas no exato momento em que estão agindo. Após alguns segundos eles tem dificuldade de saber ou associar o porque estão recebendo algo. Por exemplo: quando você pede para que o seu cão sente e ele responde positivamente, você deve elogiá-lo imediatamente para que ele saiba que foi o ato de sentar que lhe agradou e por isso você o elogiou. A mesma coisa acontece com as punições.

De que adianta bater no seu cão quando você chegar em casa as cinco da tarde e visualiza o seu sapato todo mastigado? O seu cão jamais vai perceber que aquela surra que ele levou foi por causa do sapato que mastigou, ainda que você esfregue o sapato no focinho dele. Ele irá associar a surra com a sua presença e passará a ter medo de você. E o pior, vai continuar comendo os seus sapatos. O que deve ser feito para resolver um problema desse tipo é armar um flagrante para que no exato momento em que ele morder o seu sapato ou pegar algo indesejado, você o repreenda aplicando-lhe uma punição e nunca uma surra que o machuque para que não seja um maltratador de animais. Basta um NÃO bem alto e forte, ou um leve toque no pescoço do animal para que ele entenda que aquela atitude não lhe agrada.

Então, tome muito cuidado ao aplicar punições no seu cão. Saiba corrigi-lo da maneira adequada e também saiba recompensá-lo quando agir corretamente. Caso ele fez algo desagradável e você viu, diga não! E assim que ele obedecer o comando de não!, diga algo como: “muito bom garoto”, por ter obedecido. Os cães associam as coisas muito rápido e se você for o líder, ele fará de tudo para agradá-lo.

Agora se o seu cão continua te desobedecendo, verifique como está a porcentagem de sua liderança. Seja um líder 100% e nunca menos que isso. 

 

6) O que fazer no caso de cães que mordem pessoas e mastigam as coisas?


Ra A resposta é bem simples. Cães adoram morder, e restringi-los a fazer o que eles gostam é algo complicado. Você precisa analisar o porquê das mordidas. Se é por brincadeira ou se é agressão mesmo. Se for agressão, é algo mais complicado que precisará da ajuda de um profissional. Agora se seu cão for um filhote ou um “quase adulto” é normal brincadeiras de mordidinhas.

Para corrigir mordidas involuntárias, é preciso uma análise e uma boa observação das atitudes do seu animal. Se o cão mastiga sapatos, chinelos, puxam roupas do varal, pega os panos e tapetes da porta e os devoram, é preciso ir com calma e dizer um “NÃO” bem forte para que ele perceba que não gosta daquilo, porém não deve proibi-lo de brincar, pois essa é uma fase normal na vida dos cães assim como as crianças. O que deve ser feito quando eles estão destruindo tudo, é restringir a área em que ficam e não deixar os objetos alvos ao alcance do animal.

Deve-se deixar queeles brinquem com objetos apropriados como bolinhas, kongs (encontrados em pet shop) e mordedores apropriados para cada idade. Reserve um tempo para brincar com o seu cão. Saiba que eles precisam gastar energia e a raiz de todo esse problema de mordidas excessivas pode estar na falta de brincadeiras. Faça isso umas três vezes ao dia e verá que seu cão aos poucos deixará de destruir tudo. 

 

7) Meu cão late demais o que fazer ?

Ra Latir, isso não é um problema, problema seria se o seu animal não latisse. Mas latir demasiadamente é e sempre foi um problema para donos de cães que não tem tempo para seus animais e não gostam de passear com eles ou até mesmo deixam eles trancados o dia todo em um mini quintal. Já deu pra perceber o porque seu cão late demais não é?

Aposto que se ele late demais, um desses problemas é fato na vida do seu cãozinho.
Pois bem, passe a gastar energia do seu animal, a sair mais vezes com ele, a brincar de retriever com ele utilizando brinquedos adequados. Canse-o! Quando há energia demais acumulada no cão, ele precisa gastá-la de alguma maneira, e as vezes latir é a única opção. Às vezes destruir as coisas também será uma opção, não porque eles querem, mas porque precisam gastar energia, então eles mesmos descobrem uma maneira de fazer isso já que seu líder não faz.

Um cão que passeia duas ou três vezes ao dia, brinca de retriever com o líder, corre pelas manhãs ou a tarde em uma área aberta e gasta as energias acumuladas, jamais dará esse tipo de problema. Usarão os seus latidos apenas para dar algum alerta, pedir algo ou assustar algum invasor que esteja na iminência de adentrar à sua propriedade. Cães que latem demais não são problemas, problema é o dono que acha que eles não precisam de exercícios. Lembre-se: cão cansado é um cão feliz. 

 

Estas e outras perguntas e respostas estão no Livro "Conheça o seu cão " para comprá-lo, acesse o link disponível na página inicial.