O adestramento básico canino consiste em alguns exercícios fáceis para a assimilação do cão, são eles: Junto, Sit, Aqui, down e aproximação do adestrador ou dono com o animal com o vínculo de amizade que não deixa de fazer parte do adestramento básico.
Nesta etapa, criamos um vínculo de amizade com o cão afim de que ele se familiarize com essa proximidade com o adestrador e aprenda a interagir de maneira dinâmica nos exercícios em que estará prestes a aprender.
Quem se propõe a adestrar um cão, alem de gostar muito do animal precisa ter muita paciência com ele. Pois o mundo animal é completamente diferente do mundo humano e a assimilação também é bem diferente.
Ser um adestrador além de uma paixão animal, é saber entender as dificuldades dos cães, é entrar de uma maneira bem literal no mundo canino e passar a compreender, viver e compartilhar os comportamentos da espécie.
No adestramento básico, o adestrador cria, inventa e moderniza alguns exercícios, é claro que dentro dos padrões didáticos, fazendo com que a aprendizagem do cão não seja algo cansativo e aborrecedor.
Para que se tenha um bom desenvolvimento do cão, para que ele seja perfeito durante o adestramento é necessário que desde filhote, ele tenha um acompanhamento de um profissional que mostrará um mundo a ser descoberto e juntos, entrarão nesse mundo desvendando e criando condições plausíveis para uma vida harmoniosa e de obediência.
Adestrar cão não é somente ensiná-lo a sentar, ficar quieto, deitar, rolar etc, é muito além de simples exercícios, é compreender o animal, é ser para ele um psicólogo que entende todas as suas dificuldades e encontra maneiras de juntos solucioná-las e obter resultados.
Adestrar é amar o seu filhote. Amar cães é muito bom para nós! Filhotes nos coloca próximos de seu mundo natural e inocente. Eles tiram nossos estresses, melhora a nossa saúde e nos lembra que a felicidade existe a todo momento.
Amar e adestrar um filhote pode ser uma das mais rica e recompensadora experiência na vida de uma pessoa. E uma vez que o seu filhote se torna um cão adulto, ele carregará toda essa experiência por toda a vida e com certeza manterá um relacionamento de amizade que o dinheiro jamais pagará.
Escrito por: Tiago C. Rodrigues
Cinotécnico e Escritor.
Leia mais: