O adestramento especializado consiste em ensinar ao cão comandos especiais, comandos estes um pouco mais difíceis do que aqueles ensinados no adestramento básico.
Os comandos especiais geralmente foge da realidade do cão, são comandos ensinados a eles para que façam coisas surpreendentes. exemplo: os comandos básicos de senta, fica, aqui, deita e junto, são coisas naturais que o cão já sabe fazer, basta associá-los à um comando. Já os comandos especializados são truques que não são instintivos dos cães, exigem uma dedicação especial do adestrador para ensiná-los esses comandos.
Dentre os comandos especiais podemos destacar o morto, rola, volver ou voltar, vivo, machucado, cumprimenta, etc.
Um cão treinado com esses comandos é geralmente usado em competições e demonstrações. Há equipes que utilizam demonstrações com cães em festas, formaturas e em outros locais e o público desse tipo de apresentação é desde uma criança bem pequena até um idoso, afinal todos gostam de ver esses tipos de demonstrações. Além de ser bonito de ver, é agradável.
Também há dentro do adestramento especializado, inúmeros outros comandos e tipos de trabalhos que o cão pode aprender. destacamos os cães de polícia, os de salvamento, de guarda etc.
Para que um cão dê início ao adestramento especializado, é fundamental que ele já saiba os comandos básicos e esteja totalmente obediente, pois os comandos especiais exige dedicação não só do adestrador, mas também do animal.
Escrito por: Tiago C. Rodrigues
Cinotécnico e Escritor.